Logotipo CNM Muncípios Contra a Dengue

Envie-nos seu material, boa prática, sugestões, ideias, opiniões e dicas

Mutirão contra o Aedes aegypti visita quatro Municípios sergipanos

09 de fevereiro de 2017

09022017_mutirocontramosquito_GovMTEsta semana, até a sexta-feira (10), os Municípios de Laranjeiras, Pedra Mole, Santa Rosa de Lima e Telha recebem agentes de combate às endemias da ‘Brigada Itinerante’. O mutirão tem como objetivo combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O primeiro Município que recebe a ‘Brigada Itinerante’ é Laranjeiras. No dia 8 os agentes estiveram em Pedra Mole, hoje estarão em Santa Rosa de Lima e amanhã em Telha. A força-tarefa é gerenciada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e realiza visitas para dar suporte aos municípios na inspeção de imóveis.

Dados do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017 do Núcleo de Endemias afirmam que nove Municípios no Estado estão com índices de infestação do vetor acima de 3,9%, o que representa uma classificação de alto risco. Cinquenta e quatro Municípios apresentaram os dados para o Levantamento.

Nos Municípios com número de imóveis inferior a duas mil unidades, o Núcleo de Endemias solicita que seja feito o Levantamento do Índice do Aedes (LIA), também realizado a cada dois meses. O objetivo principal do LIA é investigar e monitorar a situação de infestação do mosquito no território de cada Município.

Dos 21 Municípios sergipanos que realizam o LIA, três apresentaram resultado com alto índice de infestação: Riachão do Dantas, Pedra Mole e São Miguel do Aleixo. Outras nove foram consideradas como médio risco.

Da Agência CNM, com informações do G1 SE